top of page
Buscar
Foto do escritorP.O.W.E.R. Consulting

O que é o Coaching?

Atualizado: 26 de nov. de 2018

Se chegas-te aqui é porque encontras-te um mito espalhado pela tua escola ou encontraste-nos no facebook!

Em baixo vais poder ver esclarecido todos os mitos à volta do próximo Workshop da POWER.

Aproveita e inscreve-te!!!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdl0hpTB2k3oBAoJjMIRKTohuPET-U6qxOB9fKhtRVCvn1FmA/viewform?fbclid=IwAR3WVa8xFzilA23HudZ9YTT5plekj_Eu1Iyg_cMt7piOlIouxfMA5lMeDCM

# Mito 1 - Com o Coaching vou ficar rico.

O Coaching não é nenhum método financeiro, nem de repetição de frases mágicas, capaz de proporcionar riqueza. Tal concepção é incompatível com o Coaching. Existe sim um segmento de Coaching Financeiro que auxilia a pessoa a alcançar melhores resultados com a gestão de suas finanças. Ficar rico não depende do Coaching. É uma escolha pessoal.


# Mito 2 - O Coach tem de ser especialista na minha área. Existe uma diferença entre definir objetivos e alcançar objetivos. O papel do Coach é de ajudar-te a fazer um reset no teu mindset, no teu sistema de crenças e valores e nos teus modelos mentais para direcioná-los a seus objetivos. Na prática, não precisas saber de Medicina, Engenharia ou Direito. O Coach precisa saber levar-t3 ao seu nível mais alto. Se estas na dúvida sobre o que queres e que profissional poderá ajudar-te, o gráfico abaixo mostra as diferenças e as intersecções entre três atividades distintas – orientador, terapeuta e coach – e pode ser útil no momento da tua escolha.




# Mito 3 - Toda a gente pode ser Coach hoje em dia.

Na verdade o Coaching é uma ferramenta que te orienta para os teus objectivos e que se baseia em auto-conhecimento, focada no presente e futuro, direcionada para acções concretas, conduzida por um profissional que já testou o seu método ou o método que aprendeu nas formações. E sim, o Coaching pode aplicar-se a áreas como saúde, empresas, ensino, relacionamentos, dinheiro, podendo ser segmentado para especificidades dentro de cada um destes nichos. Por isso aparece em tantas áreas e cada vez com mais força. E a partir do momento em que muitas pessoas testemunham ter sido ajudadas, pagando um valor justo, em áreas de vida nas quais puderam ganhar autonomia e realização, como podemos negar o valor do Coaching e porque nos deve incomodar? Quanto mais pessoas têm sucesso, mais pessoas têm sucesso, e esta é uma máxima que sigo há algum tempo. Fico feliz sempre que vejo mais Coaches no mercado, porque é sinal que a minha área de trabalho está a crescer e a ser valorizada! Mas de facto, nem toda a gente é Coach de forma profissional e sobretudo com resultados que podem ser testemunhados pelos seus clientes.


# Mito 4 - O coaching são conselhos.

O bom coach tem a capacidade de não opinar ou interferir com sugestões pessoais, ele apenas conduzirá o processo de tal forma que o coachee encontre os seus caminhos, faça as suas escolhas e tome as suas próprias decisões. Em nenhum momento o coach dá conselhos do que ele deve ou não fazer.


# Mito 5 - O coaching é a nova Psicologia.

Os profissionais de coaching não vieram roubar o espaço dos Psicólogos, eles vieram ocupar um espaço que ninguém preencheu, que é o de trabalhar com pessoas que estão em busca de desenvolvimento, e que não apresentam nenhum quadro “psiquiátrico” ou “condição de vulnerabilidade”. Apesar, do psicologo ter capacidade para trabalhar no campo do desenvolvimento pessoal o seu foco, por norma não é esse, ao contrário do Coach.


Redigido pelo departamento IEF - ISPA Empowerment Formation


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page